segunda-feira, 20 de março de 2017

Dia 19 - Tentação, Propósito... Tentação outra vez!

Diário da CPTM
365 dias de uma passageira
19.03.2017

A CPTM é um universo à parte. Já  disse isso antes e, antes que me acusem de ser repetitiva, quero declarar: vou me repetir inúmeras vezes, porque só detecta diferenças aquele que não olha o mundo de relance.
Tenho o universo da CPTM como cenário quase diário. Mas o encantamento que sinto não se dá pela visão das coisas, mas pela escuta das pessoas.
Escuto quase tudo. Escuto demais, escuto bem.
Meu ouvido detecta ruídos que quase ninguém ouve e isso, no mais das vezes, é um incômodo.
Mas quando estou na CPTM uso os ouvidos pra viajar nas vidas que não conheço, aprendendo com elas coisinhas que devo e, principalmente, o que não  devo fazer.
Aprendo truques de auto-maquiagem, dicas de limpeza, estratégias de marketing e abordagem comercial, análise politico-econômica, culinária, psicologia, sedução, regras de boa-(e não tão boa)-vizinhança...
É um universo rico, transitando sobre trilhos de uma via sucateada por anos de falta de investimentos e manutenção.
E mergulho nessa riqueza humana, bebo dela e desembarco, diariamente, levando sempre  uma informação nova.
Hoje aprendi sobre a tentação e o propósito...
Considero que uma das grandes riquezas da CPTM são as funcionárias da FAÍSCA,  empresa de limpeza terceirizada que mantém limpos os banheiros, acessos e estações da CPTM.
Posso garantir: eita pessoal que trabalha!
Utilizo com frequência os banheiros das estações pelas quais transito e nunca me deparei com um banheiro sem condições de uso.
Considerando a quantidade de passageiros/dia, é obrigação minha afirmar: esse pessoal da FAÍSCA é fogo!
Hoje, entrando na estação  de Ribeirão Pires, ouvi um diálogo entre duas meninas da FAÍSCA.
São meninas de aproximadamente 50 anos. Ambas negras. Ambas com sobrepeso e olhar vivo, porém resignado. Ambas de riso alto, beirando a gargalhada. Ambas de passos lentos e parecidas fisicamente. Parecidas também na fé.
Caminhavam e conversavam... e eu, de ouvidos, caminhando atrás delas:
- Mas não pode ser, irmã! Não tá certo isso!
- Mas é a vontade de Deus, irmã...
- Mas Deus, então, tá querendo errado, irmã!
- Misericórdia, irmã!
- Então agora pode isso, irmã? Eu já tenho um marido ( disse indignada...). Aí Deus cisma, vem e bota outro homem no meu caminho?
- Deus age assim, irmã! Bota a tentação pra medir o tamanho do seu propósito. 
- Tá certo não, irmã! Então é  pra isso que serve a tentação? Já não tá bom o tamanho do meu propósito?
- Ora, irmã,  ora que a tentação passa.
Hoje aprendi que Deus "cisma"...
Aprendi também que tentação é coisa que dá, mas passa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário