segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Dia 4 — Eti.quieta...

Diário da CPTM
365 Dias de uma passageira.
10/11/2016

Minha crônica diária do transporte coletivo aborda a etiqueta comportamental.
Hoje me deparei com um dilema: como romper a etiqueta que prevê o respeito à viagem tranquila de todos, evitando o barulho excessivo, celulares com som alto, conversas transversais desconsiderando a escuta de quem não faz parte da conversa? Enfim, situações que envolvam a administração razoável dos silêncios e dos sons... concordo que nada deve ser motivo para que nos incomodemos mutuamente dentro do transporte coletivo.
Concordo racional e conscientemente.
Mas hoje, meu irracional inconsciente me venceu.
De repente cai nas minhas mãos uma piada infame, politicamente incorreta, mas que me provoca uma gargalhada compulsiva e incontrolável de alguns minutos...
Com os olhos escorrendo, estômago doendo, uma vergonha ancestral na cara, já que todos me olhavam com olhares inquisidores, desembarquei no Tamanduateí, tentando, mais uma vez, pelo terceiro dia consecutivo, chegar no horário ao trabalho, driblando as mazelas do transporte coletivo.
Mas, só de raiva, mandei a etiqueta as favas e desci rindo. Alto e aos solavancos.
Desço correndo, mas me recuso a descer quieta! E gargalho mesmo....
- Bom dia CPTM. Você não vai me vencer! Pelo menos não hoje!
Até amanhã. ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário