quinta-feira, 16 de julho de 2015

Corrupção no DNA

Eu adoraria viver em um país em que a população que grita contra a corrupção desse o exemplo desde cedo, de dentro de casa, nas atitudes mínimas.
Porque o político não vira corrupto depois que entra na política.
O corrupto é antes de tudo a criança superprotegida e favorecida pelos pais patetas, é o jovem esperto que quer levar vantagem em tudo, é o adulto capaz de urdir planos de favorecimento pessoal, contando com o silêncio cúmplice dos que vivem em seu entorno, que se calam diante de condutas irregulares para não ficar no isolamento. Corrupto é também aquele que se cala diante de um ilícito. Corrupto é aquele que só faz o que é certo quando tem alguém olhando... O corrupto é criado pela sociedade, nos pequenos exercícios de esperteza, de conquista de pequenas vantagens, de defesa de privilégios para alguns em vez da luta em defesa dos direitos de todos.
Por isso a corrupção, infelizmente, não serve como argumento e como fiel da balança nestas eleições. ainda não serve, mas deveria.
Se servisse, não haveria empate técnico, Dilma estaria disparada na frente, porque apesar de haver indícios de corrupção no seu entorno, nenhum deles se aproximou pessoalmente dela, diferentemente do que acontece com Aécio.
Nossa sociedade tem a corrupção em seu DNA. Por isso, nestas eleições a escolha fica por conta do montante de cidadãos favorecidos pelas medidas governamentais.
Por isso o ódio tem brotado com tanta força, porque a equação de favorecimento mudou.
Diminuiu o favorecimento pessoal e aumentou o favorecimento social.
Por isso, e a despeito da infeliz existência da corrupção, pela qual todos somos responsáveis, por ação ou por omissão, estou aqui, declarando explicitamente minha posição, a despeito dos julgamentos que podem advir disto.
Dilma não tem oratória. Mas também não dissimula.
Aécio em contrapartida, tem a oratória da dissimulação.
Por tudo isso, vou lá no dia 26...
Vou digitar 13 e torcer para que muitos milhões, como eu, façam o mesmo.
Aliás, 50%+1 é maioria mais do que suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário