quinta-feira, 16 de julho de 2015

Sofisma

Se tanta gente apresentou seus sofismas, vou também apresentar o meu...
Todo mundo falando das abstenções, votos brancos e nulos que totalizaram mais de 40 milhões de votos e dizendo que o Brasil deu um recado claro e que quer mudanças.
Dizendo que Aécio sai fortalecido porque simbolizou estas mudanças.
Acho que estas pessoas leram o livro apenas até o penúltimo capítulo...
No último capítulo está escrito o seguinte:
— Mais de 40 milhões de pessoas disseram claramente que querem mudanças, mas ao se absterem de votar, ao anularem seus votos ou deixa-los em branco, escolheram contribuir com a permanência de Dilma Rousseff no cargo. Disseram também que Aécio não serve como paladino da mudança, posto que não o escolheram como alternativa. Preferiram se omitir em favor de Dilma a votar em favor de Aécio.
Isso significa que: se 40 milhões de cidadãos consideram que Aécio não serve como mudança, estes 40 milhões aceitaram a hipótese de eleição de Dilma, portanto, quem ganhou foi o PT, não o PSDB, como nos quer fazer acreditar a grande mídia.
Na verdade Aécio teve contra sua candidatura os votos conferidos à Dilma: 53 milhões e os votos não válidos: 39 milhões. Sim, pois cabia a Aécio, o porta-estandarte das mudanças, a missão de aglutinar em torno de si os indecisos e os insatisfeitos. Não o fez!
Votar em branco ou nulo foi, na verdade uma recusa a Aécio como polo oposto à Dilma. Logo, apesar da rejeição de Dilma, muito mais rejeitado foi Aécio, pois os que se abstiveram na verdade preferiram continuar com Dilma a conferir um voto de confiança na "mudança" simbolizada por Aécio.
Mais ou menos como fez o PSOL: Não apoiamos Dilma, mas não queremos Aécio de jeito nenhum.
Logo a vitória de Dilma foi por 96 milhões de votos.
Mas o PSDB não reconhecerá isso jamais!
Em tempo: dedico este texto à minha amiga militante Cristina Prado, que me fez ver que sofismar de forma construtiva é também uma maneira de filosofar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário