quinta-feira, 16 de julho de 2015

Eleição

A IRRACIONALIDADE é a característica marcante destas eleições. A polaridade construída entre os dois planos de governo é insuflada pelos partidários de forma assustadora. Poucos são os que argumentam. E estes, que argumentam, tornam-se instantaneamente pessoas às quais não se deve dar ouvidos.
E aí me remeto aos Diálogos de Platão e ao Mito da Caverna: Silenciem aqueles que discordam de você e lhes trazem notícias até então desconhecidas. Eles despertarão em você algo incontrolável, capaz de desestruturar sua vida. Você se perderá. Permaneça aqui, protegido, seguro e AMARRADO! Os amarrados ao fundo da caverna encheram-se de medo e decidiram lá ficar, acreditando apenas naquilo que viam como real e que, na verdade, eram apenas sombras.
Tudo para se manterem em segurança. Assim como fazemos hoje, ao nos mantermos passivos diante de notícias que não nos movem nem mesmo em busca de confirmação dos fatos. Para salvaguardarmos a "nossa" zona de conforto.
Afinal está na moda afirmar que "sou contra tudo o que está aí", mesmo que não saibamos muito bem do que se trata esta afirmação.
Os amarrados na Caverna de Platão tinham medo do sol, da liberdade e da responsabilidade por suas escolhas.
E os amarrados de hoje, temem o que?
Tememos sempre as mesmas coisas em toda a história da humanidade. Este é o grande exercício, a busca pela assustadora, subversiva e voraz liberdade.
Esta liberdade que tantos milhões de Brasileiros conquistaram, a despeito de alguns, e que hoje dividem opiniões....
Pois então, Votem bem...
Espero que ambos os lados construam suas convicções futuras com base nas pesquisas factuais, não apenas nos dados sensacionalistas e desonestos veiculados pelos meios de comunicação.
Se isso acontecer, acho que conseguiremos, num futuro distante... nos encontrar no mesmo lado: o do respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário