quinta-feira, 16 de julho de 2015

Guinada à Esquerda

Quando um governante trata um professor como bandido, demonstra que, para ele, a educação é um verdadeiro crime.
A educação tem sido criminalizada no Brasil há muito.
Mas a coisa se agravou muito quando substituíram as aulas de história por Educação Moral e Cívica e as aulas de filosofia pelas aulas de OSPB.
Quando tiraram o canto orfeônico das matérias curriculares.
Decisões estúpidas, impostas por governos ditatoriais.
Decisões que tiraram do indivíduo o direito de construir seu rol de impressões sobre a vida, sobre o mundo, sobre a comunidade, sobre seus pares através de uma visão mais humana, mais filosófica, mais poética. Mais civil, como origem de civilidade. Não apenas como antônimo de militar.
Nos foi tirado o direito de sermos civis. Portanto restou-nos apenas a escolha entre ser militar ou criminoso.
Beto Richa é cria deste período educacional onde o dedo podre do governo militar impediu os educandos de se tornarem seres humanos, pensantes e coletivos.
E essas crias estão em idade de governar, gerando filhos e sucessores às suas imagens e semelhanças.
Batendo quando deveriam dialogar.
Ordenando quando deveriam negociar.
Negando quando deveriam conceder.
Desmoralizando a si próprios, além dos cargos que ocupam, das pessoas que os servem e os que deles divergem.
Verdadeiro rolo compressor que deveria envergonhar a todos e que deveria pesar sobre a língua dos que vão às ruas bater panelas levando suas babás à tiracolo. Dos que mandam dinheiro pra Suíça, dos que consideram a corrupção alheia mais grave do que sua corrupção pessoal. Dos que clamam pela "re-militarizacão" do governo como elixir paregórico para as mazelas do país.
Isso só pode ser fruto de uma educação moldada pela tirania!
Professores tratados como bandidos deveria ser o sinal definitivo de que fizemos e continuamos fazendo tudo errado. Que, como filhotes da ditadura que somos todos nós, gostemos ou não, deveríamos decidir por uma verdadeira guinada em nossas vidas.
E se esta guinada um dia acontecer, espero que seja uma guinada à esquerda, porque à esquerda encontra-se o direito de discordar, a possibilidade de andar livremente, encontra-se o direito de pensar e discorrer sobre o que se pensa. Encontra-se a vida em coletividade respeitosa, encontra-se o pensamento plural. Encontram-se o direito de filosofar, aprender, ensinar e cantar em paz.
Lá, à esquerda, encontra-se o conhecimento histórico FACTUAL e não apenas midiático, encontra-se o senso cívico, oriundo da prática da civilidade, encontra-se o diálogo dialético, paradoxal e plural da filosofia real, não apenas o "blá-blá-blá" pseudo-filosófico dos discursantes em prol da massificação, da padronização, da submissão e da condenação das diferenças.
Lá encontram-se professores considerados mestres. À semelhança dos mestres gregos que, acima de tudo, ensinavam a pensar, a discernir e a agir com ética e respeito.
Lá encontram-se aqueles que reconhecem em seus mestres seus verdadeiros líderes e é de lá que, espero, venham governantes capazes de pensar em tudo isso, antes de botar seus blocos na rua, empunhando escudos, armas e bombas de efeito moral contra cidadãos que apenas exercem seu direito de reivindicar reconhecimento.
À esquerda encontra-se o direito de reivindicar e a obrigação moral de ouvir além do dever ético de atender o que for justo correto e bom.
E professores reconhecidos, valorizados e, acima de tudo, respeitados são apenas o começo dessa trajetória, à esquerda, com a que eu sonho.
Beto Richa e seus iguais, repito: TENHO NOJO DE VOCÊS, agora, definitivamente, no plural, porque "betos richas" existem muitos por aí.
Muitos deles eleitos por nós, como povo que escolhe seus governantes de forma coletiva.
- Alckmin, você é um deles!
Nossa obrigação é semear em nossos filhos a capacidade de olhar para o próximo como um igual. E é impossível fazer isso seguindo o caminho direito (entenda-se: à direita!). Porque não há subversão maior do que encontrar semelhança nas diferenças.
E este encontro só é possível à esquerda!
- Lázaro, levanta-te e Anda!
E ao te levantares, acorda teu exército de mortos vivos para marchar rumo a um convívio mais brando e esperançoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário